https://www.instagram.com/p/CTCcPbLHC89/?utm_medium=share_sheet

8️⃣ Curiosidades sobre a radioterapia:


1️⃣ A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que tem como objetivo destruir ou impedir o crescimento das células tumorais por meio da aplicação de radiação. Existe uma dose máxima que é calculada pelo médico e toda vez que o paciente vai receber sua dose ele vai completando o tratamento proposto.


2️⃣ Normalmente os efeitos colaterais começam aparecer no meio das sessões eles são acumulativos.


3️⃣ A falta de apetite é um efeito comum, se não diagnosticado precocemente pode levar o paciente a desnutrição e piora da resposta ao tratamento. Aumentar o aporte calórico e proteico é importante! 


4️⃣ A radioterapia pode ser um tratamento único contra o câncer ou em conjunto com uma cirurgia ou com a quimioterapia. 


5️⃣ Náuseas pode ser outro efeito colateral comer comidas em temperatura ambiente, fracionar as refeições e o gengibre pode diminuir esse desconforto.


6️⃣ Alterações intestinais variando entre diarréias e obstipação podem surgir, é preciso adequar a alimentação para reduzir esses sintomas.


7️⃣ Mucosite muito presente nos pacientes com câncer de cabeça e pescoço estratégias como evitar alimentos ácidos, fracionar as refeições fazem diferença e na maioria das vezes é necessário uma suplementação.


8️⃣ O acompanhamento nutricional é essencial para manter o estado nutricional do paciente e potencializar o tratamento. 


#radioterapia 

#nutricionista 

#oncogeriatria 

#nutricaooncologica 

#oncologia

#curiosidades